Grandes benefícios da Yoga

Um novo estudo sugere que aquelas pessoas que praticam Yoga há muitos anos têm a possibilidade de ter um melhor desenvolvimento intelectivo na velhice em comparação às demais. De acordo com o trabalho, a execução dessa atividade a longo prazo seria capaz de mudar a estrutura cerebral a ponto de proteger contra o declínio mental e a perda de memória em pessoas idosas, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, definidas como yoginis.

Os especialistas descobriram que as yoginis mais velhas têm maior consistência do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões cerebrais relacionadas a funções cerebrais como atenção e memória.

 A estrutura e a utilidade do cérebro mudam à proporção que vamos chegando na terceira idade, o que algumas vezes leva ao enfraquecimento cognitivo, abrangendo memória e concentração prejudicadas. Uma dessas mudanças no cérebro é amplamente atribuída ao córtex cerebral, que se torna afinado, o que os cientistas mostraram que está correlacionado com o enfraquecimento cognitivo. Investigadores envolvidos na pesquisa demonstraram que, precisamente como nossa musculatura, o cérebro expande-se por meio do treino. Como qualquer prática contemplativa, a Yoga possui um elemento cognitivo em que a atenção e a concentração são consideráveis.

Os pesquisadores desejavam examinar se os praticantes de Yoga a extenso prazo possuíam diferenças em se tratando de estrutura do cérebro em comparação com pessoas mais velhas saudáveis que jamais praticaram a Ioga. Para a pesquisa, eles convocaram um pequeno grupo de yoginis que tinha exercido Yoga no mínimo duas vezes semanalmente ao longo de um mínimo de 8 anos, mesmo que o time tivesse uma média de aproximadamente quinze anos de prática.

Eles, então, assemelharam as yoginis com outro time de mulheres sadias que jamais praticaram Ioga ou atividades de contemplação ou reflexão, mas apresentaram os mesmos níveis de prática física, relacionadas à mesma idade (cerca de sessenta anos).

A equipe vasculhou os cérebros dos componentes empregando ressonância magnética para olhar se havia alguma distinção nos cérebros. Os pesquisadores acharam maior consistência no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas áreas intelectivas relacionadas a atribuições cognitivas como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na velhice é comum, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem auxiliar a melhorá-la, tal como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres perniciosos, conseguem colaborar demasiadamente na conservação da cognição.

Aqui estão alguns nutrientes que podem fazer maravilhas pela sua memória e pelo seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, achada nas frutas cítricas, está relacionada à agilidade mental, enquanto que a Vitamina B ajuda contra o encolhimento do cérebro e o comprometimento mental relacionado à idade. Detectada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes conseguem ajudar a melhorar significativamente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são repletas de zinco que exercem uma função importante na melhora da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes relevantes para o trabalho do cérebro e aptidões de memória. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

 Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão cobertos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo importantes ao desenvolvimento de partículas cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que colaboram a conservar o cérebro com saúde e alerta. Os abacates também estão vinculados com a diminuição do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma boa fonte de licopeno que atua contra a degeneração de células do cérebro e contribui na conservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e ajudam você a se concentrar adequadamente. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a funcionar corretamente, mantendo-nos alertas.

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