Você é um Chocolatra? Descubra aqui

Você é um indivíduo viciado em chocolate? Todo mundo aprecia um docinho em certas ocasiões, porém se você não pode ficar um dia sem um pedaço de chocolate, é provável que você tenha um problema. Até qualquer pessoa com o paladar mais doce é capaz de superar esta compulsão. Analise se você é viciado nessa delícia e descubra o que fazer para deixar de ser um viciado.
vicio-por-chocolate O primeiro passo é identificar os indícios. Nem todos os estudiosos no campo da psicologia observam o desejo excessivo por chocolate como um autêntico vício. Apesar disso, alguns pesquisadores consideram que a liberação de endorfinas propiciada pela absorção de chocolate cria uma compulsão física a fim de obter um bom humor, indicando que seja possível se viciar pelo chocolate.
Observe se você sente que seu desejo por chocolates é de fato real e bastante difícil de controlar. Esses podem ser muitos dos sinais: Você se sente “condicionado” e passa a precisar do doce em alguns momentos do dia, como após o almoço, por exemplo? Apenas de pensar no chocolate ou observá-lo na prateleira do supermercado faz você babar? E, no momento em que você está apreensivo, comer um chocolate faz você se sentir mais tranquilo e feliz?
Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, avalie se isto é um problema em sua vida. Pergunte-se se a ingestão excessiva da guloseima fez um estrago na sua dieta, aumentando seu peso e diminuindo sua absorção de alimentos com alto teor nutricional. (Embora o chocolate possua determinados proveitos, o teor de gordura e sacarose são bastante altos).
Analise se você não se sente contente até que tenha comido chocolate durante o dia. Para ter o chocolate você chega a desviar do seu caminho para o trabalho com o objetivo de adquirir o chocolate, sentindo pânico de cogitar ficar sem ele a seu alcance.
Você ainda é capaz de até estar tendo enxaquecas depois de ingerir chocolate, entretanto nem o fato de você relacionar a dor à ingestão do doce faz você pensar em parar de ingeri-lo.

Perceba o porquê desse vício

vicio-por-chocolate Você já se define um viciado em chocolates, já sabe que isso não faz bem para sua saúde, porém ainda não sabe o porquê deste vício. É hora de localizar a razão. Há uma série de possibilidades que são capazes de estar promovendo sua obsessão por chocolates. As causas emocionais são uma delas. Você está sentindo-se desanimado, desassossegado, depressivo, decepcionado, nervoso com ocasiões não resolvidas e o chocolate tornou-se uma importante fonte de elevação de seu humor.
Outra causa pode ser a troca de uma alimentação pelo chocolate. Você está faminto e o chocolate é útil, prontamente disponível e barato. Isto pode ser principalmente atraente se esta guloseima estiver em sua gaveta do trabalho ou na bolsa. Ou, talvez você encontre-se fazendo dieta e você se sinta privado de alimentos saborosos, que você de modo geral adoraria comer, então você está fugindo, sem levar em consideração o valor calórico do doce na sua alimentação.
Depois de detectar o motivo, trate-a de forma saudável e tranquila. Embora você seja alérgico a chocolates, você não precisa desistir inteiramente dele, porém reduzir sua absorção. Têm determinados métodos para controlar seus desejos por chocolate. O mais primordial é tomar a decisão de parar de consumir de forma excessiva a guloseima e de utilizá-lo como uma válvula de escape. É necessário desejar esta mudança, do contrário, você não vai conseguir.
Tente uma fonte de energia alternativa, comendo mais proteínas e sementes no almoço. Coma vegetais, porte certas nozes e sementes na bolsa, coma bolachas sem gordura e beba mais água. Coma chocolate apenas como um agrado esporádico e não como uma refeição.
Diminua a quantia de chocolate consumido de semana em semana. E, ao comê-lo, concentre-se em aproveitar e prolongar a experiência. Experiencie uma barra de chocolate de cacau de 80% (isto envolverá muito menos sacarose). Mude a rota no supermercado e busque não passar pelas gôndolas de doces. Não existe nada saudável naquela seção!
Saiba o que esperar, uma vez que você reduz a ingestão de chocolate. Você pode experimentar sinais de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a substituir o chocolate pelas demais guloseimas como doces, bolachas e bolos.

Você é um Chocolatra? Descubra aqui
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta